Combate ao Assédio no Trabalho

O assédio moral se configura pela presença de conduta reiterada (explícita ou sutil) que humilhe, ridicularize, menospreze, inferiorize, rebaixe e/ou ofenda o trabalhador, causando-lhe sofrimento psíquico e físico.

A Constituição Brasileira estabelece como fundamentos a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho, garantindo o direito à saúde, ao trabalho e à honra.

O Manual de Saúde e Segurança do Servidor Público de Santa Catarina aponta que essas condutas podem causar danos psicológicos e adoecimento, afetando a saúde, a segurança e o bem-estar dos envolvidos.

O SINTUDESC está aberto à escuta e acompanhamento de relatos, oferecendo suporte, mediação e encaminhamentos necessários. É seguro e sigiloso, conte com o Sindicato.

Se você passa, passou ou conhece situação constrangedora, humilhante, de desvalorização sendo praticada na UDESC, registre nos campos da pesquisa. É possível também utilizar o e-mail escuta@sintudesc.org.br e mesmo o telefone (49) 99840-0020 para esse registro.